quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ELES ESTÃO PRESOS: E A CULPA É DE QUEM?

Esta semana eu li uma matéria no site www.g1.com.br dizendo que 85% dos parceiros de detentas, também estão presos. Até ai eu não vi novidade nenhuma, mesmo porque na grande maioria das vezes desenvolvemos atividades justamente pela influência e também pela admiração sobre a mesma.



O que eu quero dizer é que quando jovem sempre vi meus pais, tios, avós trabalhando de maneira correta, honesta, lícita e sempre tive isso como exemplo, além de admirar profissões "tradicionais" como médico, professor, polícia etc... isso fez com que eu seguisse o mesmo caminho, e lembrando que nasci e vivo até hoje na periferia de SP, estudei em escola pública durante bons anos, sou de uma família muito humilde, e muitos dos meus amigos seguiram o caminho do crime, preferiram a vida fácil e grande parte pagou um preço muito alto com suas vidas, oportunidade para seguir este caminho não faltou, porém optei em fazer o papel do "otário" (segundo os criminosos) que acordou durante 8 anos ás 5hs da manhã com a marmita na bolsa, para ganhar um salário de R$650,00 (Estagiário sofre viu rsrsrs), mas devido a essa minha escolha hoje estou bem tranquilo.

E é nesse ponto que eu queria chegar, pois existe hoje um número imenso de garotas que admira e tem como exemplos de vida, um rapaz que anda com uma moto linda maravilhosa (roubada), com uma arma na cintura (roubada), com ouro no pescoço (adquirido com dinheiro ilícito) e que se diz o "Gerente da Quebrada", parece piada né?! Mas não é. Essa é nossa realidade, e sendo assim, existe alguma dúvida de qual seria o fim e o destino dessas garotas?!! Presidio, Penitenciária, é esse o destino.

E o que me chamou mais ainda a atenção é que grande parte diz que entrou na vida do crime, por falta de oportunidade de trabalho, que a culpa disso tudo é o governo!!! Até dói ouvir algo do tipo.

Existe muita concorrência sim, mas existem muitas oportunidades, o problema é que as pessoas querem um salário "astronômico", ao lado de casa, com uma jornada de 4 horas por dia e que não tenham cobranças ou metas a serem alcançadas, e detalhe, tudo isso sem menos ter concluído o 2 grau. Fica difícil!!!!

Existem dezenas de profissões dignas e honestas na área da construção civil, serviços domésticos, limpeza pública, feiras livres, etc...onde atuam milhares de brasileiros que sustentam sua família com o salário ganho nessas atividades e que a partir daí vão subindo degrau á degrau buscando uma posição e condições financeiras melhores.

É obvio também que não é tudo perfeito, existem sim grandes problemas que dependem da ação dos nossos governantes, mas isso não quer dizer que não conseguiremos.

A vida do crime não compensa todos nós sabemos disso...e quando a "casa cair" seja homem ou mulher o suficiente para assumir a consequência, pois a escolha foi toda sua e não do governo e muito menos foi a falta de emprego que lhe causou esta situação.




Nenhum comentário: